terça-feira

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40H)


CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40H)

Público Alvo: Professores
Início: 11/08        Término: 18/08
Turma: Quarta-feira –Tarde - 14h às 17h - Início: 10/08       Término: 30/11 - Nº de aulas: 14
Turma: Quarta-feira –Noite - 18h às 21h - Início: 10/08       Término: 30/11 - Nº de aulas: 14
Turma: Sexta-feira –Manhã - 8h às 11h - Início: 26/08       Término: 25/11 - Nº de aulas: 14
Local: SEMED/NTM- Laboratórios de Informática - Sala: 27
O curso foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porque e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Introdução à Educação Digital (40h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
ü  Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:
ü Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
ü  Conceituar os componentes de um computador e do seu sistema operacional;
ü Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
ü Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);

0 comentários:

Postar um comentário