terça-feira

Mais de 400 alunos recebem diplomas de cursos de informática

Pais, professores e alunos da rede municipal de Rio das Ostras lotaram o auditório da Câmara Municipal, dia 9, para a formatura dos estudantes nos cursos de Monitor Voluntário e de Webdesign. Os cursos fazem parte da Gerência de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação.

Estiveram presentes o prefeito Carlos Augusto, as secretárias de educação, Maria Lina Paixão, e de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, o responsável pela Gerência de Tecnologia Educacional, Johnny Charles, além dos responsáveis pelos programas. Na oportunidade, 403 alunos receberam seus diplomas. Foram também certificados os formandos do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), da Casa de Educação, oferecido para os monitores de informática.

Johnny Charles falou sobre a conquista. “Todos estamos comemorando; essa cerimônia é a prova de que nossas ações têm significado na vida de muitas pessoas”,opinou.

ESCOLA E COMUNIDADE - Representando os formandos, o aluno Matheus Marlon, de 15 anos, que atua como monitor na Escola Municipal Pe. José Dílson Dórea, no Praia Âncora, falou sobre as experiências obtidas no programa. “É uma grande responsabilidade e muito gratificante contribuir para levar conhecimento aos outros”. A iniciativa foi além dos estudantes. Matheus e a colega Yasmin Lima, contribuíram para desenvolver oficinas de informática também para a comunidade, pais e funcionários das escolas. “É um projeto que abre portas e oportunidades para pessoas que nem conheciam um computador”, diz satisfeito o monitor.
O prefeito enalteceu o sucesso dos programas e o compromisso dos jovens, tanto em aprender como em ensinar o próximo. “Essa garotada aprende e ensina com o coração. O resultado é esse: já são profissionais e estão fazendo a diferença”, afirmou Carlos Augusto.

“Nossa proposta é dizer aos jovens que eles podem mais. Vocês sonharam e conseguiram”, disse a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

A professora de webdesign Isabela Brandão fez uma homenagem especial à aluna Joyce de Vasconcellos, que se mostrou um exemplo de superação. “Ela enfrentou um problema durante o curso e pensou em desistir. Mas a determinação foi maior e ela mostrou que era capaz”, contou a professora.
Orgulhosos, os pais de Joyce elogiaram a determinação da filha e a oportunidade oferecida pela Prefeitura. “Acredito que a Joyce terá um futuro brilhante, ela é nosso maior orgulho. E a Prefeitura está incentivando jovens como ela a crescer e por isso Rio das Ostras tem uma Educação da melhor qualidade”, falou Tamarof de Melo, pai de Joyce, ao lado da mãe da aluna, Maria do Socorro Melo.

Também compuseram a mesa, na cerimônia, a subsecretária Hovênia Duarte, a professora da sala de informática Willa Costa e Claudia Helena Azeredo, responsável pelo Núcleo Tecnológico Municipal.

PROGRAMAS - A Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) desenvolve vários projetos que promovem a inserção da comunidade escolar na sociedade da informação e da comunicação. Entres esses programas estão o Pró-Interação (Print), que proporciona uma ajuda de custo aos alunos-monitores de informática, o de Webdesign, voltado para a formação dos estudantes, oferecendo uma base profissionalizante, e Monitor Voluntário, direcionado aos alunos com habilidades em informática que atuam nas escolas no desenvolvimento de projetos ligados ao uso da tecnologia.